EDIÇÃO DE PONTO

De wiki.dimepkairos.com.br
Revisão de 15h06min de 27 de setembro de 2017 por Admin (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

1. O que significa Inconsistências?

Inconsistências são marcações ímpares que precisam ser ajustadas pelo usuário responsável pelo tratamento do ponto no Kairos. Neste caso, são marcações que ou o funcionário esqueceu-se de marcar ou marcou a mais. É importante o tratamento das inconsistências no sistema, pois, sem esse procedimento não será possível o fechamento do período mensal.


2. Como devo ajustar as Inconsistências?

No símbolo de um triângulo, localizado no cabeçalho do sistema, o Kairos apresenta todos os funcionários com Inconsistências. Acesse este menu, e, para tratá-las, passe o mouse sobre o funcionário e clique em “Editar”. Automaticamente o sistema te direcionará para a tela de Ponto (localizada no cadastro do funcionário). Insira a marcação esquecida e despreze a duplicidade. Clique em “Salvar” e o sistema te solicitará um motivo pelo qual a marcação está sendo inserida ou desprezada. Esse motivo é para efeito fiscal e aparecerá no relatório exigido pela Portaria 1510. Após tratar o funcionário, volte no símbolo do triângulo e prossiga com o próximo funcionário.


3. O que são Marcações Incomuns?

Marcações incomuns são marcações pares fora do comum. Por exemplo: foi definido que o funcionário deverá ter 4 marcações no dia, e, ele marcou apenas a entrada e a saída da jornada esquecendo o intervalo, assim ele teve apenas 2 marcações. A tratativa das marcações incomuns não é obrigatória dentro do sistema, é apenas um informativo.


4. O que significa período?

Período é o fechamento do período Mensal. Exemplo: do dia 24 a 25, do dia 20 a 21, do dia 15 a 16. O fechamento do período é realizado em > Definições > Cálculo > Períodos. É muito importante o fechamento do período mensal para uma melhor organização e performance de cálculo do sistema. O fechamento do período apenas será possível após o tratamento das inconsistências.


5. É possível reabrir o período? O que acontece quando o período é reaberto?

Sim. Porém aconselha-se apenas a abertura do período caso realmente seja necessário. Ao abrir o período, o sistema efetuará novamente o cálculo de todo o período em aberto, e, se houve alguma alteração, por exemplo, no horário de trabalho do funcionário ou na regra de cálculo, o sistema considerará para o período em aberto. Para empresas que trabalham com Banco de Horas no Kairos, reabrindo o período e o sistema efetuando o cálculo, serão desprezados os fechamentos de banco de horas feitos anteriormente, e, estes fechamentos deverão ser realizados novamente.


6. Quais as ocorrências o sistema considera como atrasos ou faltas?

Falta: Quando não há nenhuma marcação no dia. Atraso: Quando o funcionário não cumpre a jornada determinada para ele. Exemplo: Chegou atrasado, fez mais de uma hora de intervalo (para intervalo flexível) ou saiu antes do fim da jornada.


Voltar | Início página